• Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • +55 (11) 2661-5310
  • (11) 94247- 4419
  • contato@triplei.com.br
Portal Triple I
  • Podcast
  • Eventos
  • Séries
    • Fundamentos em Cinecoronariografia
    • Fundamentos em Doenças Valvares
    • Fundamentos em Síndrome Coronária Crônica
  • O Triple I
  • Corpo Editorial
  • Conteúdos
    • Anticoagulação
    • Cardiologia Intervencionista
    • Casos Clínicos
    • Coronária Aguda
    • Cirurgia Cardíaca
    • Coronária Crônica
    • Diagnóstico e Tratamento
    • Estenose Aórtica
    • Estenose Mitral
    • Endocardite e Febre Reumática
    • INOCA/MINOCA e Anomalias
    • Insuficiência Aórtica
    • Insuficiência Mitral
    • 5 minutos em Valvopatias
    • Tricúspide
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Fundamentos em doenças valvares – tudo o que você precisa saber sobre endocardite infecciosa Episódio 10 – Complicações à distância: como diagnosticar e tratar

Dra. Daniella Nazetta

Complicações à distância da endocardite infecciosa: Como diagnosticar e tratar

As complicações à distância da EI refletem a natureza sistêmica da doença e representam importantes causas de morbimortalidade. Elas ocorrem principalmente por meio de embolizações sépticas, que consistem no desprendimento de fragmentos de vegetações que podem se alojar em diversos órgãos, provocando infartos, abscessos, além de trazer graves repercussões clínicas potencialmente fatais. Dentre elas, destacam-se:

  1. Acidente Vascular Cerebral (AVC)

As manifestações neurológicas estão entre as mais frequentes e temidas, podendo ocorrer em até 40% dos casos. O AVC isquêmico, mais comum, ocorre resultante da obstrução de artérias pelo êmbolo e o AVC hemorrágico resulta especialmente em pacientes com aneurismas micóticos que se rompem. Os aneurismas nada mais são do que dilatações arteriais secundárias à fragilidade da parede vascular causada pela disseminação hematogênica de microrganismos. Além disso pode ocorrer abcesso cerebral e meningite asséptica ou purulenta, embora sejam menos frequentes.

O diagnóstico é realizado através de imagem cerebral como a tomografia ou ressonância magnética de crânio, e nos casos de suspeita de meningite, é necessária a realização de punção lombar. No caso do aneurisma micótico é necessária angiotomografia ou angiografia por ressonância magnética, essenciais para avaliar localização, forma e risco de ruptura. Em alguns casos, indica-se arteriografia cerebral.

O tratamento do AVC decorrente de EI se diferencia das outras etiologias de AVC. O tratamento com antibioticoterapia por pelo menos 4 a 6 semanas é essencial para controle infeccioso e de novas complicações. Além disso, no AVC isquêmico a trombólise é contraindicada devido alto risco de transformação hemorrágica decorrente do sangramento de aneurismas micóticos. A trombectomia mecânica pode ser realizada em casos individualizados, em até 24h do início dos sintomas e quando não houver contraindicação mecânica ou infecciosa. No AVC hemorrágico o tratamento incluí o suporte clínico e avaliação de aneurismas micóticos com risco de ruptura para embolização endovascular ou cirurgia.

O tratamento para os aneurismas pequenos, estáveis e assintomáticos incluí apenas o tratamento antimicrobiano da EI. Em casos de aneurismas com risco de ruptura, há preferência por embolização endovascular.

  1. Complicações oculares

A embolização séptica retiniana resulta de fragmentos de vegetações infectadas que migram para as artérias retinianas, causando infartos e hemorragias locais. Pode levar à perda visual súbita, parcial ou total, de um ou ambos os olhos, à depender onde o embolo irá se alojar.

As manchas de Roth são lesões hemorrágicas retinianas, com centro esbranquiçado, resultantes de fenômenos imunomediados (vasculite local). Embora não sejam patognomônicas, estão fortemente associadas a EI quando associadas a outros achados sugestivos. As lesões podem ser assintomáticas ou associadas a turvação visual.

O diagnóstico de ambas as complicações é realizado através de fundoscopia que irão mostrar áreas de isquemia e/ou hemorragias locais, e a clássica mancha de Roth.

Outras complicações oculares raras, mas potencialmente graves da endocardite são a endoftalmite e neurite óptica. O diagnóstico é feito por exame oftalmológico clínico completo incluindo campimetria visual, fundoscopia e ultrassonografia ocular. A cultura vítrea deve ser realizada, porém devido a gravidade, muitas vezes o tratamento já é iniciado antes mesmo do resultado da cultura.

A única complicação ocular que possuí tratamento específico é a endoftalmite, que requer antibioticoterapia intraocular além da sistêmica. A vitrectomia deve ser realizada de forma urgente em casos graves e de má resposta aos antimicrobianos. As demais complicações não possuem tratamento específico para reversão, além do tratamento com antibiótico para controle da infecção.

  1. Complicações renais

A glomerulonefrite imunomediada é uma das complicações renais mais clássicas da EI, e ocorre por mecanismo imunomediado. Há a formação de complexos imunes circulantes que se depositam nos glomérulos, resultando em inflamação e lesão capilar. O paciente cursa com hematúria (micro e/ou macroscópica), proteinúria, insuficiência renal aguda, e no geral acomete pacientes com EI por Streptococcus viridans.

Outras complicações renais menos comuns podem ocorrer, como: infarto renal por embolização séptica e abcesso renal. 

O diagnóstico é realizado através de tomografia de abdome, em alguns casos há a necessidade de biópsia renal e exames laboratoriais como ureia, creatinina e urina 1 também mostram alterações.

O tratamento baseia-se no controle da infecção com antibioticoterapia por pelo menos 4 a 6 semanas. A lesão renal tende a regredir conforme o controle infeccioso, porém em casos mais agressivos e de rápida evolução, pode ser necessária pulsoterapia.

  1. Complicações esplênicas

As complicações esplênicas ocorrem principalmente pela embolização séptica, podendo resultar em infarto e abcesso esplênico. O infarto pode ser assintomático e resulta da obstrução do fluxo de sangue. O abcesso surge quando o êmbolo causa uma infecção no tecido e o paciente normalmente apresenta febre persistente, dor esplênica e mal-estar. Ambas as complicações podem evoluir para um quadro mais grave e potencialmente fatal que é a ruptura esplênica. O paciente apresenta evolução rápida com dor aguda, hipotensão e sinais de choque hemorrágico. 

O diagnóstico é feito através de tomografia de abdome com contraste que identifica áreas de necrose e coleção purulenta. 

O infarto esplênico não complicado possuí manejo conservador com antibioticoterapia e acompanhamento clínico. Nos casos de abcesso esplênico, além do manejo com os antimicrobianos, alguns casos necessitam drenagem do abcesso e em casos mais graves, esplenectomia. A ruptura de baço, por ser tratar de uma complicação bastante grave, requer cirurgia de emergência.

  1. Complicações músculo-esqueléticas

A artrite séptica, osteomielite e espondilodiscite podem ocorrer por disseminação hematogênica do agente infeccioso. O paciente apresenta dor no local afetado, febre persistente e limitação do movimento.

O diagnóstico é realizado através de exame de ressonância magnética, e no caso da artrite séptica pode ser necessário punção e cultura do líquido sinoval.

Nos casos de artrite séptica o tratamento é realizado com antibioticoterapia direcionada, em alguns casos para alívio de sintomas é necessária punção articular ou drenagem cirúrgica em casos mais graves. Já na osteomielite e espondilodiscite, a antibioticoterapia deve ser mantida por no mínimo 6 semanas, é necessária a imobilização nos casos em que a coluna é afetada, e a cirurgia está reservada para os casos de compressão neurológica, instabilidade ou falha no tratamento clínico. 

  1. Complicações pulmonares

As complicações pulmonares ocorrem principalmente de endocardite do lado direito do coração, especialmente envolvendo a valva tricúspide, e frequentemente associada a usuários de drogas injetáveis ou portadores de dispositivos intracardíacos.

Assim como a maioria das outras complicações, as pulmonares também ocorrem por embolização séptica que pode resultar em: embolia pulmonar séptica, abcesso pulmonar, empiema e infarto pulmonar.

O diagnóstico é feito através de tomografia de tórax com ou sem contraste, a depender da necessidade. E o tratamento incluí antibioticoterapia prolongada guiada por hemocultura, quadro clínico e exame de imagem, além de drenagem do empiema/abcesso, em caso de necessidade.

 

Referências

  1. Delgado V, Haugaa KH, Montserrat S, Muraru D, Popescu BA, Dweck MR, et al. 2023 ESC Guidelines for the management of endocarditis. Eur Heart J. 2023;44(39):3948–4042. doi:10.1093/eurheartj/ehad193

  2. Baddour LM, Wilson WR, Bayer AS, Fowler VG Jr, Tleyjeh IM, Rybak MJ, et al. Infective Endocarditis in Adults: Diagnosis, Antimicrobial Therapy, and Management of Complications: A Scientific Statement for Healthcare Professionals From the American Heart Association. Circulation. 2015;132(15):1435–1486. doi:10.1161/CIR.0000000000000296

  3. Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, editors. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 12th ed. Philadelphia: Elsevier; 2021

  4. Tarasoutchi F, Montera MW, Ramos AIO, Sampaio RO, Rosa VEE, Accorsi TAD, et al. Diretriz Brasileira de Valvopatias – SBC 2020. Arq Bras Cardiol. 2020;115(4):720–775. doi:10.36660/abc.20201047

Assista ao video

Quais são as complicações à distância da endocardite infecciosa, como diagnosticar e tratar?
A Dra. Daniella Nazzetta esclarece essas questões no décimo episódio da série Fundamentos em Doenças Valvares – tudo o que você precisa saber sobre endocardite infecciosa.

https://triplei.com.br/wp-content/uploads/2025/07/Template-Triple-i-Banner-site-16.png 500 985 Jessica https://triplei.com.br/wp-content/uploads/2023/06/logo-1.png Jessica2025-07-22 10:27:002025-07-22 10:27:00Fundamentos em doenças valvares – tudo o que você precisa saber sobre endocardite infecciosa Episódio 10 – Complicações à distância: como diagnosticar e tratar
Talvez você goste dos artigos
O Triple I - InCor Innovation in Intervention Fundamentos em doenças valvares – tudo o que você precisa saber sobre endocardite infecciosa Episódio 3: apresentação clínica e uso de biomarcadores para avaliação diagnóstica e prognóstica
O Triple I - InCor Innovation in Intervention Tudo o que você precisa saber sobre endocardite infecciosa – Episódio 5: novos métodos de imagem
O Triple I - InCor Innovation in Intervention Hipertensão pulmonar e cateterismo direito – Parte I
O Triple I - InCor Innovation in Intervention Uma nova perspectiva para a anticoagulação de pacientes portadores de Fibrilação Atrial
O Triple I - InCor Innovation in Intervention Aula 08 – INSUFICIÊNCIA MITRAL: quais os tratamentos disponÍveis
O Triple I - InCor Innovation in Intervention Aula 11 – Insuficiência Mitral: Tomografia Computadorizada Cardíaca
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts

Popular
  • O Triple I - InCor Innovation in InterventionFundamentos em doenças valvares – tudo o que você...30 de julho de 2025 - 15:41
  • Portal Triple IInsuficiência Mitral atrial funcional8 de agosto de 2022 - 16:04
  • Portal Triple ICOAPT 5 anos8 de agosto de 2022 - 16:47
  • Portal Triple IHighlights ACC 20238 de agosto de 2022 - 16:54
Recente
  • O Triple I - InCor Innovation in InterventionFundamentos em doenças valvares – tudo o que você...30 de julho de 2025 - 15:41
  • O Triple I - InCor Innovation in InterventionHipertensão pulmonar e cateterismo direito – Parte...25 de julho de 2025 - 12:40
  • O Triple I - InCor Innovation in InterventionFundamentos em doenças valvares – tudo o que você...22 de julho de 2025 - 10:27
  • O Triple I - InCor Innovation in InterventionTudo o que você precisa saber sobre endocardite infecciosa...18 de julho de 2025 - 14:58

Instagram

Youtube

Facebook

Spotify

O Portal Triple I (InCor Innovation in Intervention) é uma plataforma institucional que se designa à discussão científica de estratégias de tratamento e métodos diagnósticos inovadores, acerca da cardiopatia estrutural, doenças valvares e coronarianas em suas subáreas, que abarca a cardiologia clínica, cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca.

Informações

  • (11) 2661-5310
  • (11) 94247-4419
  • Das 08:00 às 18:00
  • Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44
    Pacaembu - SP

Apoio

Edwards

Especialidades

  • Anticoagulação
  • Cardiologia Intervencionista
  • Casos Clínicos
  • Cirurgia Cardíaca
  • Diagnóstico e Tratamento
  • Endocardite e Febre Reumática
  • Estenose Aórtica
  • Estenose Mitral
  • INOCA/MINOCA e Anomalia
  • Insuficiência Aórtica
  • Insuficiência Mitral
  • Tricúspide
  • 5 minutos em valvopatias

Páginas

  • Início
  • O Projeto
  • Corpo Editorial
  • Contato

Séries

  • Fundamentos em Cinecoronariografia
  • Fundamentos em Doenças Valvares
  • Fundamentos em Síndrome Coronária Crônica

Redes Sociais

  • Facebook
  • Spotify
  • Instagram
  • Youtube
  • X

Acompanhe

  • Podcast
  • Eventos

O Portal Triple I (InCor Innovation in Intervention) é uma plataforma institucional que se designa à discussão científica de estratégias de tratamento e métodos diagnósticos inovadores, acerca da cardiopatia estrutural, doenças valvares e coronarianas em suas subáreas, que abarca a cardiologia clínica, cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca.

Informações

  • (11) 2661-5310
  • (11) 94247-4419
  • Das 08:00 às 18:00
  • Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44
    Pacaembu - SP

Apoio

Edwards

Especialidades

  • Anticoagulação
  • Cardiologia Intervencionista
  • Casos Clínicos
  • Cirurgia Cardíaca
  • Diagnóstico e Tratamento
  • Endocardite e Febre Reumática
  • Estenose Aórtica
  • Estenose Mitral
  • INOCA/MINOCA e Anomalia
  • Insuficiência Aórtica
  • Insuficiência Mitral
  • Tricúspide
  • 5 minutos em valvopatias

Páginas

  • Início
  • O Projeto
  • Corpo Editorial
  • Contato

Séries

  • Fundamentos em Cinecoronariografia
  • Fundamentos em Doenças Valvares
  • Fundamentos em Síndrome Coronária Crônica

Redes Sociais

  • Facebook
  • Spotify
  • Instagram
  • Youtube
  • X

Acompanhe

  • Podcast
  • Eventos

Portal Triple I

O Triple I, de InCor Innovation in Intervention, é uma plataforma institucional para discussão científica em intervenção em cardiopatia estrutural e todas as inovações em que o corpo clínico está envolvido!

Informações

  • (11) 2661-5310
  • (11) 94247-4419
  • Das 08:00 às 18:00
  • Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44, Pacaembu - SP

Apoio

 

Páginas

  • Início
  • O Projeto
  • Corpo Editorial
  • Contato

Vídeos

  • Troca da valva aórtica em pacientes com doença renal crônica
  • Substituição da válvula aórtica transcateter em válvulas bioprotéticas transcateter com falha

Especialidades

  • Anticoagulação
  • Cardiologia Intervencionista
  • Casos Clínicos
  • Cirurgia Cardíaca
  • Diagnóstico e Tratamento
  • Endocardite e Febre Reumática
  • Estenose Aórtica
  • Estenose Mitral
  • INOCA/MINOCA e Anomalia
  • Insuficiência Aórtica
  • Insuficiência Mitral
  • Tricúspide
  • 5 minutos em valvopatias

2025 © Copyright - Portal Triple I by Agência Webgui
Tudo o que você precisa saber sobre endocardite infecciosa Episódio 8: Quando...O Triple I - InCor Innovation in InterventionO Triple I - InCor Innovation in InterventionHipertensão pulmonar e cateterismo direito – Parte II
Scroll to top

Este site usa cookies para análises, personalização e publicidade. Reveja a nossa política de cookies para saber mais. Ao continuar a navegar, concorda com a nossa utilização de cookies.

AceitarPolítica de Cookies

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade
Aceitar Ocultar apenas notificação