Avaliação fluoroscópica de câmaras cardíacas direitas para a realização de intervenções transcateter

Mauricio Felippi de Sá Marchi

Como descrito no nosso primeiro editorial, as intervenções cardíacas transcateter se tornaram cada vez mais presentes na prática clínica atual.

A tomografia computadorizada multislice (TC) permitiu a visualização de estruturas como a válvula aórtica e mitral de maneira tridimensional, o que permite um planejamento pré intervenção mais seguro aos pacientes, com menor tempo de procedimento, menor quantidade de radiação no momento da intervenção, menor volume de contraste, além de aumentar a segurança no implante de próteses transcateter.

Com o advento de novas tecnologias que abordam a válvulas tricúspide e pulmonar surgiu também o interesse na melhor compreensão das projeções das câmaras direitas pela fluoroscopia.

Assim, como na TAVI, a TC permite pré-selecionar ângulos de fluoroscopia ideais para intervenções na válvula tricúspide e pulmonar, de acordo com cada paciente.

Os ângulos são definidos de acordo com a sua orientação no eixo vertical, cranial (CRA) quando o arco está direcionado ao crânio do paciente e caudal (CAU) quando está orientado em direção aos pés, e no eixo horizontal, esquerda (LAO em inglês) quando o arco está à esquerda do paciente e direita (RAO) quando o arco está à direita do paciente.

A direção das projeções fluoroscópicas é descrita com base em 2 ângulos convencionais, um no eixo vertical e outro no eixo horizontal. Por exemplo, CRA/RAO se refere ao arco posicionado superiormente/cranial e à direita do paciente, ao passo que CAU/LAO se refere ao arco posicionado inferiormente/caudal e à esquerda do paciente.

O ângulo de visão ideal de cada estrutura abordada deve minimizar os erros de posicionamento devido à paralaxe (efeito no qual a posição ou direção de determinado objeto parece diferente de acordo com o ponto de observação).

Dentre várias projeções que podem ser exploradas, duas são especialmente importantes na avaliação das câmaras direitas e são ligeiramente diferentes da análise realizada em câmaras esquerdas. A visão em RAO e CAU, permite a visualização do coração em 2 câmaras; e a visão com leve inclinação para RAO e CRA, permite a visão de coração em 3 câmaras.

Referências:

  • 1. Pighi M, Thériault-Lauzier P, Alosaimi H, Spaziano M, Martucci G, Xiong TY, et al. Fluoroscopic Anatomy of Right-Sided Heart Structures for Transcatheter Interventions. JACC: Cardiovascular Interventions. agosto de 2018;11(16):1614–25.

    Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 | +55 (11) 2661.5310 | contato@triplei.com.br